quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mala da Fama viaja para o Chile.

Um dos mais belos países do mundo, o Chile tem segredos dentro de sua beleza, uma alma calorosa e um povo muito especial. Com uma vitalidade e organização social incrível. É, também, um dos paraísos latino americanos da Arte. Bom cinema, boa música, uma cultura que se espalha pelo mundo, principalmente, pela sua fabulosa literatura. Quem nunca leu poemas do incrível poeta Pablo Neruda? 
Um país que conquistou dois prêmios Nobel de Literatura, dá lições de como transformar as letras em rigor artístico, principalmente a arte da poesia, já que os dois premiados pela mais alta láurea literária são: Gabriela Mistral - (1889 - 1957), ganhadora do Nobel em 1945. Final da Segunda Guerra Mundial. Outro poeta ganhador deste fabuloso prêmio, foi Pablo Neruda (1904 - 1973) ganhador do prêmio no ano de 1971.
Antonio Skármeta - Escreveu um precioso
livro em que o poeta Pablo Neruda é o
personagem, "O Carteiro e o Poeta".
Falando em literatura, a Mala da Fama é famosa por correr atrás de escritores. Quem não assistiu ao filme "O Carteiro e o Poeta?", que conta uma história fictícia sobre a estada de Pablo Neruda em uma cidadezinha da Italia? Pois bem, foi em 2001 que tive a honra de conhecer o escritor Antonio Skármeta (1940) criador desta obra premiadíssima. Me emocionei ao fotografar Skármeta e perceber a figura incrível que ele é, não só de um grande escritor como de um ser humano impagável.

Encontro com Leo Lobos - Poeta Chileno.

Outro encontro incrível, foi com o poeta chileno Leo Lobos (1966), sua literatura é vigorosa e ele é muito conhecido no Brasil, costuma viajar para nosso país, onde deixa sempre a marca de sua presença e o vigor de sua escrita. Tive o privilégio de estar com Leo Lobos em 4 ocasiões incríveis. No encontro de poesia falada de Campos dos Goytacazes, RJ, em 2004, no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves - RS, em 2005 e, ainda em 2005, o encontrei na cidade de Cerquilho - SP, onde Leo Lobos viveu por alguns anos. Depois desses encontros magníficos, fui rever este grande poeta Santiaguino, em 2013, na cidade de Macapá -AP, no extremo norte, na FLAP - Feira do Livro do Amapá.

Leo Lobos, poeta conhecido no Brasil,
foi fotografado com a Mala da Fama, na
cidade de Bento Gonçalves - RS. Durante
o Congresso Brasileiro de Poesia.



Vida noturna na cidade
(Leo Lobos)

Saímos daí disparados a seguir rodando
pelo lado escuro da cidade
um grupo de rastas fumam pelas beiras
de um lugar noturno onde esta noite toca um demônio,
quero ir embora, ainda que o cheiro de tranquilidade que aqui se respira
me retenha, comemos verduras que vendem baixo do pórtico de um arranha-céu
onde nos refugiamos da chuva. Um deles recorta fotografias de revistas e pinta
os marcos onde as expõe sobre um pedestal – caixa, outro desenha em um enorme
bloco com grandes traços
inumeráveis imagens difusas.
Queimamos as antigas imagens que tínhamos deles e em pouco
as nossas se fazem cinzas
que o vento
leva.
(Tradução Leonardo de Magalhães)

***

O Objeto mais ínútil do Brasil, estará no Chile!

Conhecer o Chile e  poder compartilha dos sorrisos e das belezas de dua gente, será uma experiência única para a Mala d Fama. Será a primeira viagem internacional deste projeto, que pretende captar a essência de um dos mais belos lugares ao sol, onde o ser humano vive.
Reencontrar o poeta Leo Lobos e desfrutar da vida criativa e amorosa, junto à literatura, levando arte brasileira, será uma experiência nobre e plena. A Mala da Fama, em suas viagens pelo Brasil, encontrou, agora, a porta de entrada para as Américas e, talvez, o mundo, através desta primeira estada na terra do poeta Pablo Neruda.